2. Assunto:
3. Enfoque:
b) Farão parte da nossa reportagem ciberjornalística estudantes da Universidade do Minho, do curso de Ciências da Comunicação, que tenham feito ou estejam a fazer ERASMUS. Vamos optar por entrevistados que tenham ido para países diferentes, a fim de adquirirmos pontos de vista diversificados.
c) Este tema tem tido alguma relevância entre os media, principalmente no que toca aos alunos que vêm fazer ERASMUS para Portugal. A nossa ideia consiste em fazer o contrário: descrever de que forma os alunos portugueses são recebidos e como se adaptam ao país estrangeiro. Iremos, também, tentar compreender quais as motivações que os levaram a escolher tal país e se o curso que frequentam pode estar ligado a essa decisão.
6. Fontes:
- Sónia Pimenta, estudante ERASMUS em Paris, durante um semestre, no curso de Sociologia;
- Ivo Neto, estudante ERASMUS em Manchester, durante um semestre, no curso de Ciências da Comunicação;
- Ana Rita Dantas, estudante ERASMUS no Brasil, durante um semestre, no curso de Ciências da Comunicação;
- Mairá Pires, estudante ERASMUS em Portugal, durante um semestre, no curso de Ciências da Comunicação;
- Anabela Carvalho, responsável pelo programa ERASMUS de Ciências Comunicação, da Universidade do Minho (UM) ou Adriana Carvalho, responsável ERASMUS do Gabinete de Relações Internacionais da UM.
7. Recursos Multimédia:
a) Texto
Descrição e elaboração da notícia e entrevistas aos alunos.
b) Áudio
Com excertos/partes mais importantes das entrevistas. Se possível, sons da estadia no país que acolheu estes estudantes (uma festa, por exemplo).
Com alguma parte interessante das entrevistas e vídeos que os alunos tenham e possam disponibilizar da estadia no país estrangeiro.
d) Imagens (fotos, slideshow)
Imagens/fotos dos entrevistados nos países de acolhimento do programa ERASMUS.
e) Slideshare
Apresentação de imagens dos nossos entrevistados (cara e corpo), e, se possível, de monumentos que caracterizem o país que acolheu os nossos entrevistados sob o programa ERASMUS.
f) Outros (mapas, etc)
Provavelmente usaremos mapas das regiões onde cada um destes alunos esteve.