sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Reportagem ciberjornalística final



1. Repórteres/Editoria:
Helena Filipa Carvalho e Mariana Lameiras de Sousa.

2. Assunto:
A experiência ERASMUS: todos os anos, vários alunos decidem ir estudar para outra universidade. Vamos tentar perceber os seus motivos e as expectativas com que partem para outro país.

3. Enfoque:
Vamos apurar se o curso ou o país de destino são determinantes na decisão de fazer ERASMUS. Além disso, com base nos dados que o GRI (Gabinete de Relações Internacionais da Universidade do Minho) nos poderá fornecer, queremos detectar influências do curso no país que escolhem para fazer ERASMUS e, ainda, apurar se há algum curso com maior número de alunos neste programa.

4. Informações preliminares:
a) A entrevista terá três a quatro perguntas. Fotos dos nossos ‘Personagens’, de monumentos (duas a três fotos por cada entrevistado). Vídeos que eles nos forneçam, entre um a dois vídeos.

b) Farão parte da nossa reportagem ciberjornalística estudantes da Universidade do Minho, do curso de Ciências da Comunicação, que tenham feito ou estejam a fazer ERASMUS. Vamos optar por entrevistados que tenham ido para países diferentes, a fim de adquirirmos pontos de vista diversificados.

c) Este tema tem tido alguma relevância entre os media, principalmente no que toca aos alunos que vêm fazer ERASMUS para Portugal. A nossa ideia consiste em fazer o contrário: descrever de que forma os alunos portugueses são recebidos e como se adaptam ao país estrangeiro. Iremos, também, tentar compreender quais as motivações que os levaram a escolher tal país e se o curso que frequentam pode estar ligado a essa decisão.

5. Questões Importantes:
Esta realidade é cada vez mais próxima dos alunos universitários, que procuram novas oportunidades e novas experiências noutros países. Fazer uma reportagem sobre este tema sob o prisma da relação curso/país escolhido é um ponto de vista diferente, uma vez que o curso que frequentam na Universidade, pode influenciar a decisão de ir para outro país.

6. Fontes:
  • Sónia Pimenta, estudante ERASMUS em Paris, durante um semestre, no curso de Sociologia;
  • Ivo Neto, estudante ERASMUS em Manchester, durante um semestre, no curso de Ciências da Comunicação;
  • Ana Rita Dantas, estudante ERASMUS no Brasil, durante um semestre, no curso de Ciências da Comunicação;
  • Mairá Pires, estudante ERASMUS em Portugal, durante um semestre, no curso de Ciências da Comunicação;
  • Anabela Carvalho, responsável pelo programa ERASMUS de Ciências Comunicação, da Universidade do Minho (UM) ou Adriana Carvalho, responsável ERASMUS do Gabinete de Relações Internacionais da UM.

7. Recursos Multimédia:

a) Texto
Descrição e elaboração da notícia e entrevistas aos alunos.

b) Áudio
Com excertos/partes mais importantes das entrevistas. Se possível, sons da estadia no país que acolheu estes estudantes (uma festa, por exemplo).

c) Vídeo
Com alguma parte interessante das entrevistas e vídeos que os alunos tenham e possam disponibilizar da estadia no país estrangeiro.

d) Imagens (fotos, slideshow)
Imagens/fotos dos entrevistados nos países de acolhimento do programa ERASMUS.

e) Slideshare
Apresentação de imagens dos nossos entrevistados (cara e corpo), e, se possível, de monumentos que caracterizem o país que acolheu os nossos entrevistados sob o programa ERASMUS.

f) Outros (mapas, etc)
Provavelmente usaremos mapas das regiões onde cada um destes alunos esteve.

Voltar

Sem comentários: